segunda-feira, 29 de março de 2010

Sou gordo, logo sou um viciado

É... Por muito tempo vago no mundo dos acima do peso. O popular gordo, buchudo, obeso, "forte" e por aí vai. Estudei algumas coisas, apenas li outras, busquei explicação pra isso em muitos lugares mas no final tenho que encarar a verdade, sou viciado em comida.

Isso mesmo, assim simples e prático. Não sou gordo por ter problemas no organismo, por ter isso ou aquilo. Alias por experiências que ja fiz comigo, se me comportar como um ser humano normal (comendo o normal) emagreço como todo mundo. O fato nú e crú é que sou gordo porque sou safado! Como (do verbo comer mesmo) pra me divertir, como pra aliviar um dia tenso, como como hobby. Enfim, eu como e como bem!

Tentei remédios e até estou arriscando um regime. Digo isso porque no início achava isso coisa de gente fraca, bastava fazer uns exercícios e pronto. "Evoluí" e comecei achar que teria que sentir a necessidade de emagrecer. Afinal se você passar a sentir isso, seu corpo começa a agir e você fica mais forte pra resistir as tentações, certo? Sim para os outros, não pra mim.

Recentemente tenho tido vergonha na cara pra admitir algumas coisas que me espancaram a vida toda (afinal todo mundo tem isso né?) e uma dela foi essa coisa de ser gordo.

Não gosto, alias abomino principalmente em mim. Vejo gente na rua como eu ou maior e penso "Lá vai mais um coitado, que deve desejar mais que tudo na vida ter um copo normal". Ser gordo me deixa feio (ou mais feio, risos), disforme, sem opções de roupa, a lista e interminável de coisas ruins. Então fica a pergunta: já que acho tudo isso, porque ainda sou gordo então? Entendeu agora porque me chamei de safado antes? Podemos traduzir o safado por fraco, sem vergonha na cara, falta de auto-estima e bla bla bla. Mas o fato é que o problema permanece.

Hoje vou almoçar no quarto do hotel que estou. Vou pedir um prato pequeno (tô de dieta, lembra?) mas ai vão ficar aquelas barras de chocolate olhando pra mim, na maldita cestinha de coisas pra você comer do hotel. Basta tirar certo? Errado, a cabeça de um gordo xarope como eu não deixa.

Conversei com uma pessoa que conseguiu emagrecer mais de 25 Kg. Perguntei a ela (como todo mundo faz e como eu já fiz inúmeras vezes) como ela conseguiu. Advinha a resposta dela. Duas dicas: não teve nenhum milagre (nenhumzinho) e nenhum remédio ou fórmula nova (infelizmente, droga!). Acredito que a resposta, como todos deduzem, seja mais óbvia do que algum exemplo engraçado pra ilustrar (tipo corintiano ser ladrão, mulher ser egoísta no trânsito e coisas do gênero). Ela fechou a boca, simples e objetivo como a vida deve ser, risos.

O fato é que tudo que descrevo acima tem um paralelo impressionante com vício em bebida e afins (tá, isso é óbvio também certo? Vira um viciado que vai ver que não é tão obvio assim pra quem esta no vício).

Veja só, você se sente fraco se não faz, precisa disso pra ser feliz, pra ter alegria e o pior de tudo, é totalmente legal e bem visto pela sociedade. Você já percebeu como fica feliz por ver uma pessoa comendo bem? Isso é meio inerente ao ser humano até pelo motivo da tal da lei de sobrevivência, nos transmite aquele sinal inconsciente que essa pessoa está bem.

Fora que quem consegue largar chega até você e tenta explicar em palavras como você tem que fazer isso urgente. Como foi bom, como conseguiu, enfim, quase grita "meu amigo, para com isso urgente, você está viciado e perdido, salve-se a sim mesmo e aos que te rodeiam". Em suma, ser gordo é porque você é viciado e ponto final (tem as exceções, mas como já se diz são as exceções).

Na tentativa de ajudar-me, a ex-viciada e vitoriosa que falei hoje me deu uma matéria que saiu em uma dessa revista como Veja que expressa bem o raciocínio de um viciado. Vou resumir aqui:
  1. O gordo considera ter forme qualquer vontadezinha de comer, mesmo que já tenha comido como um cavalo.
  2. O gordo não consegue esperar pela próxima refeição, ele tem que comer e pronto.
  3. Saber quando parar de comer é algo que não existe na vida de um gordo, senão não seria gordo certo?
  4. O gordo não tem noção de quantidade
  5. A ótima sensação da comida é o alvo, mesmo que seja momentâneo (é ou não é igual a um vício qualquer?)
  6. Quando ta tirando algo da dieta e vê que engordou, chuta o balde.
  7. Odeia gente magra, principalmente se é magro e come bem. Não pela pessoa, mas por poder fazer o que o gordo mais gosta e não ser gordo.
  8. Se faz dieta, não vê a hora de acabar.
É... Estou me auto estapeando aqui pra ver se, como dizia meu pai, "crio vergonha nessa puta dessa minha cara" e começo a tratar de sair desse vício. Tenho esperança que sim, quem sabe...