domingo, 21 de março de 2010

Como serão as coisas básicas no futuro

Hoje estive lendo sobre uma nova vertente do carbono, uma nova combinação de suas moléculas fez surgir um arranjo chamado grafeno. De cara já se descobriu que ele consegue assimilar as mesmas características do silício no que se diz respeito a chips de computadores, com a simples vantagem de ser mais rápido, consumir menos energia e não esquentar. Tudo isso graças a extrema facilidade que o grafeno tem de conduzir eletricidade.

A aplicação em processadores é só um dos muitos usos que citam. Outros avanços em outros arranjos como o grafeno que já estão sendo estudados e coisas que só se viam na ficção passam a ser possível.

Bom, isso não chega ser uma novidade pra gente. Estamos vendo televisões como folha de papel, inclusive dobráveis, nanorobôs que estão fazendo cirurgias a nível celular e assim vai.

Diante disso começo a pensar que futuramente tudo que nos cerca vai literalmente falar com a gente se quisermos. Você vai comprar um tijolo, vidro, fazer um pilar de concreto e tudo isso pode lhe “dizer” como está.

Imagine que em uma massa para concretagem terão por padrão elementos arranjados artificialmente podem lhe enviar informações a qualquer hora. Não é como colocar um sensor e ficar medindo, é como se o pilar de concreto inteiro fosse um sensor e basta você colher informações a qualquer momento simplesmente "perguntando" pra ele como ele está.

Veja se não é razoável também imaginar que você vá a loja de materiais de contrução e compre um vidro para por em uma de suas janelas. Esse mesmo vidro que colocou na janela poderá a hora que desejar, encaixar um dispositivo e fazer com que ele fique fumê, volte a ficar transparente e quem sabe até exibir imagens sem que pra isso você tenha que gastar a mais porque será tão comum isso que qualquer vidro virá “equipado” com esses elementos.

Imagine coisas assim pra pinturas de casa ou de carro que se realinhem sozinho pra cobrir um risco. Tecidos que se limpam sozinho, te resfriam se você estiver com calor ou te esquentam se estiver com frio apenas por estar em contato com sua pele, podendo “falar” com ela pra saber sua necessidade.

Bom, posso estar sonhando muito, contudo cada dia que passa vejo isso como algo muito mais próximo.