domingo, 29 de agosto de 2010

O que os presidenciáveis planejam para a área de Tecnologia do país?

Fiz essa pergunta, via Twitter, aos três principais presidenciáveis por um mês e ninguém se manifestou. Vi e vejo responderem de tudo, até sobre provocações futebolísticas, mas nem uma palavra sobre o assunto.

Pesquisei nas páginas de campanha dos candidatos sobre o assunto e adivinhem? Nada. Não há nem menção de algo sobre Tecnologia nas propostas dos presidenciáveis.

Abro parênteses aqui para observar que não encontrei nenhuma proposta de verdade, aquela em que se detalhe o que se fará em cada área, com números e coisas do gênero. Em alguns casos a proposta ainda está em "construção", sendo que já estão falando delas em suas propagandas políticas e que temos apenas praticamente um mês pra eleição, fecha parênteses.

Enquanto isso:

Sei que a área de tecnologia não deva ser considerada prioridade pra um governo de igual forma as áreas de educação, saúde, transportes e outros. Mas nem sequer se prevista? Uma área que movimenta bilhões de dólares anuais, abre outro tanto de oportunidade e tem uma demanda exponencialmente maior que outras áreas, nem sequer ser lembrada (ou até pior, conhecida)?

A área de tecnologia já sofre com o abandono por não ter um órgão regulador (como OAB, CREA e afins), facilitando a entrada de “picaretas” de toda sorte. Como hoje você pode, por exemplo, considerar uma pessoa apta a atuar na área de sistemas por você? Seja criando um programa pra sua você, sua empresa ou lhe prestando um serviço. Como hoje você pode assegurar que não há envio ilegal de informações a partir de seu navegador de internet a todo momento que navega ou entra no seu banco?

O mercado faz sua peneira quando pode, mas quem não é da área não tem algo para saber se um profissional de tecnologia é realmente qualificado ou não. E quem é da área acaba disputando mercado com curiosos e/ou pessoas só interessadas pelo “dinheiro rápido”, afinal fica mais fácil tapear as pessoas naquilo que ela pouco conhecem.

Já não bastasse isso, tudo aponta para que nosso próximo presidente nem sequer saiba falar sobre o tema. “Usam” (na maioria esmagadora das vezes, seus assessores usam) Twitter, Orkut, Facebook, e-mail, sites pra campanha, mas e daí? Será que não perceberam que sem essa área não há mais como gerir as outras áreas que todos julgam mais importantes?! Visite um departamento público e veja a lastima tecnológica que vivem. O volume de informação hoje é tão grande que sem tecnologia fica praticamente impossível tomar alguma atitude correta porque não se conseguirá um mínimo de conhecimento do que está ocorrendo.

Os governos atuais então nos apresentam a eleição eletrônica, imposto de renda on-line, certidões on-line, plano de expansão de acesso a internet em todo o Brasil e uma infinidade de avanços tecnológicos, sem contar as novas gerações totalmente centrados na tecnologia. Tudo isso frente a uma visível ignorância tecnológica do nosso (próximo) presidente e seu grupo de ministros. Fica então a pergunta: qual será o resultado dessa ignorância tecnológica?

Meu objetivo é pedir a todos que questionassem nossos presidenciáveis (via e-mail, Twitter, Orkut, debates ou qualquer que seja o meio) para saber o que pensam sobre esse tema e o que pretendem fazer a respeito, pois isso é sim importante.

Segue o site dos três principais presidenciáveis (em ordem alfabética) e seus contatos no Twitter para que possam acompanhá-los e questioná-los:

Dilma Russef

José Serra
Marina Lima

Se tiver alguma novidade sobre o assunto e puder me enviar, mande-me um e-mail:
emerichcontatos-tigov@yahoo.com.br


Eu e o Brasil agradecemos.

(esse texto, assim como outros do meu blog, teve a ajuda de minha amada esposa Clarice Batista fazendo a sua correção)